Saturday, July 29, 2006

Este Blog X Coligados – Parte 1

Vivo no mundo dos faraós, da grandeza, pompa e dramas universais. Quando escrevo é para descrever desastres cósmicos, batalhas épicas entre heróis míticos de habilidades impossíveis, não para mostrar a beleza e a ironia da vida cotidiana. Este é Lefebvre de Saboya. O livro que ele indica “Sexo Anal – Uma Novela Marrom” exibe o título mais ridículo da existência humana. Difícil esperar algo diferente de um bundalelê criativo.

Desejo preservar meu estado de espírito, a identidade que unifica a atmosfera geral de minhas motivações sentimentais e livro como este é nocivo a minha estrutura interna. Uma ameaça de infecção verminosa em meu mundo de castelos e guerras terríveis.

Não há lugar para bundalelê na minha terra de deuses trágicos.

Apesar de tudo não deixo de apreciar seus escritos. Saboya escreve com leveza. Não quer levantar exércitos, fundar reinos ou desbravar as fronteiras da civilização (como eu ). Ele fala sobre o que observa, um cronista do besteirol cotidiano em linguagem despojada, estilo Salinger, sem orientação doutrinária. Saboya não dá exemplos didáticos de como esta ou aquela classe destrói as delicadezas da vida para comover o espectador engajado, descreve a imbecilidade pura e simples, com lucidez e clareza, sem firulas, simples assim.

Seu estilo se assemelha ao do Janer Cristaldo. Cristaldo é ateu, livre de crenças estruturadas, que exala informalidade, e neste aspecto é igual ao Saboya.

Mas Saboya não está preso a fidelidades literárias, não se indispõe contra um autor só porque a mídia o venera; atitude que em Cristaldo é uma regra anunciada.

Semelhante também ao Saboya, mas com estilo diferente é o Marcos Vasconcelos. Só o título e sua explicação é uma mistura hilária de erudição e jocosidade nordestina. Verbi Grátia que significa por exemplo. Em Verbi Gratia percebo uma combinação entre o divino e o regionalismo despojado.

Verbi Gratia: Imagine um matuto levando sua vivencia abrutalhada e reduzida na roça de cacau. Eis que o bestunto descobre o galinheiro largado no canteiro e lá se adentra buscando satisfações lúdicas.

E se perdem horas ao vento, observando a dinâmica das galinhas, mergulhado no existencialismo da condição galinácea. No chão, um jornal exibe a manchete política, e ao lado, os restos da galinha morta, pois a raposa atacou na noite passada.

Ele descobriu uma lei cósmica. Foi iluminado. O letreiro desce das nuvens e se posiciona defronte aos olhos. Em letras de ouro revela o segredo esquecido:

Com Raposa Na Governança, Não Há Frango Em Segurança.

Pronto, a chave de todos os mistérios está aí. O matuto pode agora entender tudo. Deu um salto epistemológico e alcançou o patamar superior dos esclarecidos. Está resolvido. Deus lhe falou em pessoa.

Mas sua mente não concebe latim, sua mensagem foi captada com os elementos de seu mundo tosco de galinhas e frangos.

É essa a idéia que me passa, o testemunho da glória infinita relatada pela boca de um matuto. Pode não ser a intenção do autor, mas é esta a leitura que faço. É onde vejo a beleza.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Slow Downloads Using NZB Downloads You Can Quickly Search High Quality Movies, Games, MP3s, Applications & Download Them @ Electric Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup[/B][/URL]

3:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

You could easily be making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat link building[/URL], Don’t feel silly if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses little-known or not-so-known ways to produce an income online.

5:32 PM  

Post a Comment

<< Home